top of page

Projeto Leitura de textos: contribuições da semiótica

COORDENAÇÃO:

Profa. Dra. Regina Souza Gomes (UFRJ)

Profa. Dra. Raquel Silveira Fonseca (CAp-UFRJ)

​

PÚBLICO-ALVO: alunos da graduação da UFRJ, que trabalharão como monitores; professores de

instituições particulares e públicas de ensino superior e médio; público amplo e diferenciado que for alcançado pelas mídias sociais (site e página do Facebook).

 

RESUMO DA PROPOSTA:

O projeto de pesquisa ‘Leitura de textos: contribuições da semiótica' pretende apresentar, a partir da fundamentação teórica da semiótica discursiva, uma metodologia de leitura eficiente e reflexiva de textos de diversos gêneros (midiáticos, poéticos, etc.), voltado para a formação docente e discente, por um lado, e para a divulgação de estratégias sólidas de leitura para um público mais amplo, de outro. Considerando a leitura como a apreensão, por meio dos elementos concretos do texto, de suas estruturas mais abstratas, sem deixar de levar em conta os implícitos, as intertextualidades, a interdiscursividade, a polissemia, a interação intersubjetiva e os componentes históricos que constituem os discursos, o trabalho a ser desenvolvido busca formas de orientar o leitor a descobrir as estratégias e recursos que constituem o modo de construção dos sentidos dos textos. O projeto propiciará o diálogo com docentes de instituições de ensino, de modo a permitir trocas de natureza teórica e prática, aliada à divulgação, por meio das mídias sociais, dos resultados das pesquisas voltadas para o tema.

​

LOCAL DE REALIZAÇÃO:

O local de reuniões com monitores, participantes e coordenação e de preparação das atividades, organização, manutenção e moderação do site e da página de Facebook será a Faculdade de
Letras da UFRJ, rua Horácio de Macedo, 2151, Rio de Janeiro, RJ, sala D-22.


As atividades extra-muros serão nas seguintes instituições parceiras: Colégio de Aplicação da UFRJ (Rua Joaquim Seabra, s/n, Lagoa, RJ), CEFET-RJ (Av. Maracanã, 229, Maracanã, Rio de
Janeiro), ETESC (Largo do Bodegão, 46, Santa Cruz, Rio de Janeiro), Faculdade de Letras da UFJF (Rua José Lourenço Kelmer, s/n, São Pedro, Juiz de Fora, MG).


Outras instituições podem também se vincular ao projeto, posteriormente.

​

JUSTIFICATIVA:
Essencial para nossa inserção numa sociedade letrada, a preocupação com a leitura competente
ultrapassa os limites das aulas de Português, tornando-se necessária na ampliação e organização dos
saberes das outras disciplinas, facilitando, muitas vezes, a sua aprendizagem e o acesso a outros campos do conhecimento não restritos à instituição escolar ou acadêmica. Reconhecida a sua importância, não faltam estudos e produções científicas sobre o tema, tratado sob diversas abordagens que, no entanto, ainda não o esgotaram. A questão da leitura e de seu ensino continua a ser um desafio e, apesar das contribuições que vêm sendo feitas, ainda há espaço para novas abordagens para esse velho problema, especialmente no tocante à leitura de textos de gêneros diversos, incluindo os não-verbais ou os sincréticos (que reúnem mais de uma linguagem de expressão). Para que a leitura não se restrinja à intuição do leitor e ao acaso e não se atenha apenas aos elementos superficiais dos textos nem se restrinja a uma paráfrase, é preciso que os leitores estejam munidos de metodologia que oriente a sua leitura, que os faça observar os elementos relevantes do discurso, relacionar suas partes (não de forma sequencial e linear, mas levando em conta sua estrutura profunda), para, enfim, apreender seus possíveis sentidos (identificando os sentidos que não podem ser apreendidos também). Para isso, além de apreender satisfatoriamente os conteúdos que os textos veiculam, é necessário também compreender as estratégias e recursos de que se valem os diversos textos para a construção dos seus sentidos.


Portanto, a partir do domínio de uma metodologia fundamentada teoricamente, é possível interpretar
adequada e coerentemente textos que incluem, em sua manifestação, os mais diversos tipos de linguagens. Cientes disso, procuraremos demonstrar, neste curso introdutório de curta duração, a eficácia e aplicabilidade da teoria semiótica de linha francesa para a (re)construção do sentido de textos, tanto os apenas verbais quanto aqueles em que se associam e sincretizam diversas linguagens. A escolha dessa teoria se justifica, pois ela se propõe a ser uma teoria geral da significação, abrangendo, em seus estudos, as várias linguagens de manifestação.


Este projeto é, então, voltado para alunos de graduação e pós-graduação de diversas áreas de
conhecimento que pretendam aprimorar sua perspicácia na leitura produtiva de textos, mas também pode ser bastante útil para os docentes de ensino fundamental, médio e superior que pretendam embasar suas aulas de ensino de leitura, no âmbito da disciplina de língua portuguesa, em uma metodologia adequada e sólida, dando-lhes segurança para a abordagem dos textos e avaliação das possíveis leituras de seus alunos. Os docentes de outras áreas de conhecimento também podem se beneficiar de uma metodologia de leitura, propiciando uma abordagem mais eficaz dos textos voltados para suas áreas.


OBJETIVOS:
O projeto de Extensão “Leitura de textos: contribuições da semiótica” tem como objetivos:

 

Gerais:
1- Contribuir para o desenvolvimento da proficiência na leitura e interpretação de textos de diversos
gêneros, a partir de uma metodologia adequada, de modo que o leitor possa não só apreender os sentidos possíveis no texto (o que o texto diz), mas também identificar os recursos empregados pelo enunciador para a sua constituição (o modo como diz).


2- Promover a relação entre a docência/pesquisa universitárias e a extensão, por meio da parceria com
instituições de diferentes graus de ensino e institutos de cultura, além da divulgação das pesquisas
desenvolvidas para o o público em geral por meio digital.

 

Específicos:
1- Fomentar, em diversas instituições, atividades de discussão sobre a abordagem do texto, envolvendo docentes e discentes.


2- Estimular alunos da graduação em Letras da instituição a participar de um núcleo de estudos sobre o texto e discurso e de aplicação da metodologia semiótica para a leitura de textos, de modo a prepará-los para sua atuação nas atividades extramuro, a ter lugar em instituições de ensino e de natureza cultural.


3- A partir dos resultados do núcleo de estudos, divulgar artigos científicos e de divulgação científica,
assim como atividades com estratégias para leitura por meio de mídias digitais (site e página no Facebook).


4- Organizar, manter e moderar um site e uma página no Facebook sobre o tema do projeto.
 

METODOLOGIA:
Para atingir os objetivos propostos, o projeto prevê a criação de um grupo de estudos dos fundamentos
teórico-metodológicos de leitura de textos, baseado na teoria semiótica de linha francesa. Esse grupo de estudos será organizado e orientado pela coordenação e monitores do projeto e alunos-voluntários da graduação, que serão convidados a integrar o projeto. Esses alunos, assim, poderão sugerir ações e atividades extramuros, a serem realizadas com a supervisão do coordenador. Os monitores e voluntários atuarão também na manutenção e alimentação de um site e uma página de Facebook desenvolvidos e supervisionados pela coordenação do projeto.


Assim, a atuação dos participantes será assim organizada:
1) Planejamento das ações para a divulgação de metodologias de leitura, efetuada com a colaboração de docentes, monitores e graduandos voluntários;


2) Orientação e condução do grupo de estudos pelo coordenador, monitores e docentes das instituições parceiras;


3) Desenvolvimento, supervisão, alimentação e manutenção do site e página na mídia social pelo
coordenador, com a colaboração dos monitores e graduandos voluntários;


5) Monitoria, com atividades de apoio para as atividades a serem sugeridas, executadas pelos graduandos voluntários.


6) Elaboração, por parte dos graduandos, de resenhas das atividades desenvolvidas (com registro

fotográfico, se possível) para a alimentação do site e da página e para a construção de um registro das
atividades e de seus resultados.


AVALIAÇÃO:
1) Ao fim de cada semestre, serão debatidos os avanços e as dificuldades relativos aos estudos teóricos, avaliando os progressos individuais e coletivos no grupo;


2) Após cada atividade extramuro, será feita uma reunião de balanço, verificando se as tarefas atribuídas aos participantes foram cumpridas, quais as dificuldades enfrentadas e se os objetivos foram alcançados, com a recolha de sugestões para aprimoramento das atividades;


3) Preparação de relatório final sobre as atividades;


4) Verificação, ao final do semestre, do impacto da divulgação de conteúdo no site e na mídia social
(número de pessoas atingidas, o modo de interação dos internautas e seus depoimentos, etc.).


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

​

BERTRAND, D. Caminhos da Semiótica literária. São Paulo: EDUSC, 2003.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. São Paulo: Atual, 1988.
_______. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 1990.
FIORIN, José Luiz. A semiótica discursiva. In: LARA, G. M. P.; MACHADO, I. L.; EMEDIATO, W. Análises do discurso hoje. Rio de Janeiro: Nova Fronteira / Lucerna, 2008.
______. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 1992.
______. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Ática, 1996.
______. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2014.
______. Figuras de pensamento: estratégia do enunciador para persuadir o enunciatário. Revista Alfa, São Paulo, nº 32, p. 53-67, 1988. Disponível online pelo link: 
http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3798/3506. Acesso em 29/03/17.
_______. Objeto artístico e experiência estética. In: LANDOWSKI, Eric, DORRA, Raúl, OLIVEIRA, Ana
Claudia de. Semiótica, estesis, estética. São Paulo: EDUC/ Puebla: UAP, 1999, p. 101-117.
_____. Em busca do sentido: estudos discursivos. São Paulo: Contexto, 2008.
_____. A noção de texto em semiótica. Organon. Porto Alegre, v. 9, n. 23, 1995, p. 165-176. Disponível
online pelo link: http://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/29370/18060Acesso em 16/03/16.
FLOCH, Jean-Marie. Alguns conceitos fundamentais em semiótica geral. Documentos de Estudo do
Centro de Pesquisas Sociossemióticos. São Paulo: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2001.
FONTANILLE, J. Semiótica do discurso. São Paulo: Contexto, 2007.
GOMES, R. S. Paixões e argumentação na mídia impressa. In: EMEDIATO, W.; MACHADO, I. L.; MELLO, R. (orgs.) Anais do III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: emoções, ethos e argumentação. Belo Horizonte: UFMG, 2008b.
______ (org.). Aspectualização pela análise de textos. Rio de Janeiro: Letras/UFRJ, 2014. Acessível online pelo link:
https://www.dropbox.com/s/2guu2yweawvu44p/Aspectualiza%C3%A7%C3%A3o%20pela%20an%C3%A1lise%20de%20textos_GOMES.pdf.
GREIMAS, A-J; COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.
TATIT, L. Análise semiótica através das letras. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.

 

​

​

bottom of page