top of page

Leitores

O que é SEMIÓTICA?

​

A teoria semiótica se constitui um modelo para explicar o sentido nos textos – não só o que eles querem dizer, mas também como fazem para dizer o que dizem. Assim, a partir dos elementos concretos do texto (o encadeamento dos temas e sua relação com os termos concretos que os concretizam, seus recursos argumentativos, a ordenação do tempo e do espaço, os modos de presença do narrador, os implícitos, a intertextualidade, entre outros aspectos), é possível alcançar um nível de abstração cada vez maior, aprofundando a leitura. Interpretar, para esse modelo, portanto, não é fazer uma paráfrase do texto, reproduzir o conteúdo que está na superfície do texto, mas compreender de que forma o sentido do texto foi estruturado, desde um nível mais abstrato até o mais concreto do discurso, perceber quais recursos foram empregados para produzir certo sentido.

​

Para contribuir na leitura mais eficiente dos textos:

​

DISCINI, Norma. A comunicação nos textos. São Paulo: Contexto, 2005.

FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2006.

​

Veja também:

​

Ler textos: o que observar?

​

​

Exercícios e modelos de leitura

​

​

Vídeos

​

​

O que é texto?

​

É muito comum a noção de texto como um repositório de signos linguísticos ou visuais, como um produto acabado da atividade de linguagem. É visto também como uma sequência de sentenças. Ou como um conjunto de mensagens que devem ser extraídas pelo leitor. Assim, a leitura costuma ser tomada ou como decodificação de signos, ou como a apreensão de mensagens, de uma intenção do autor, ou mesmo como a identificação do significado de lexemas e de sua estruturação gramatical, o que não contribui para uma leitura competente dos textos que circulam em nossa sociedade, muitas vezes sincréticos (que misturam mais de uma linguagem, como a visual, a melódica, etc.).

​

No entanto, o texto é um todo de sentido formado por um plano de conteúdo (o que se diz, as ideias expressas nos textos) e um plano de expressão (os sons da língua, na linguagem verbal, os sinais gráficos, na escrita, os desenhos, cores, organização de elementos no espaço, na linguagem visual...). Possui também não só conteúdos explícitos, mas também conteúdos implícitos. Tem uma organização interna (que ordena os recursos linguísticos e discursivos) e as marcas do tempo, da sociedade, da cultura em que foi produzido. Relaciona-se com outros textos, retomando-os, contestando-os, desdobrando-os, recortando-os. Todo texto também inscreve um ponto de vista do seu enunciador (o produtor do texto) e nele se pode perceber a imagem de um leitor para o qual se dirige.

​

Ler, então, é:

 

Atribuição de sentido aos mais diversos tipos de textos orais e escritos.

​

– Identificação não só do que o texto diz (explicita ou  implicitamente), mas do modo como diz.

​

– Um trabalho de abstração das estruturas textuais mais aparentes para chegar as estruturas organizadoras do texto, explicitando os mecanismos que o constituem (sobre os quais incidem as condições de produção), reconstruindo seu sentido.

​

EDUCAÇÃO

INTERESSES EM PESQUISAS

Química Sustentável

Sou um título. Clique e edite.

2023 - 2023

Universidade Federal

Sou um título. Clique e edite.

Célula Solar Polimérica

Sou um título. Clique e edite.

Ativação do Peróxido de Hidrogênio

Sou um título. Clique e edite.

Sistemas de Conversão de Energia

Sou um título. Clique e edite.

2023 - 2023

Universidade Federal

Sou um título. Clique e edite.

2023 - 2023

Universidade Federal

Sou um título. Clique e edite.

bottom of page